4 sinais de que chegou a hora de investir em outras estratégias para o seu negócio

Escrito por

13 de abril de 2019

Você já parou para reparar no quanto o funcionamento da sua empresa é semelhante ao do corpo humano?

 

Se de um lado, no corpo, notamos a coordenação entre os mais diversos órgãos e sistemas em um balé perfeito que nos garante vida e saúde, do outro temos, nas empresas, a coordenação entre os mais diversos departamentos, funcionários e a gestão, garantindo a saúde e o crescimento sustentável do seu negócio.

 

 

orgânico

 

 

Logo, poderíamos ir além na comparação: afinal, da mesma forma que no corpo humano alguns sistemas funcionam de forma autônoma e involuntária – como é o caso, por exemplo, do sistema circulatório – também na sua empresa algumas atividades são rotineiras ou delegadas e devem transcorrer sem a constante supervisão do cérebro da empresa, o gestor.

 

 

rotina

 

 

Ora, se continuando nesta analogia, chegamos ao ponto principal dela: como o nosso corpo, também as nossas empresas enviam sinais quando algo não está bem ou quando algum perigo iminente é percebido.

 

Então, a grande questão é: será que você está atento para reconhecer os sinais que sua empresa te dá?

 

 

 

Reconhecendo os sinais de alerta da sua empresa

Contas no vermelho, queda na taxa de conversão de vendas, dificuldade na captação de leads e na fidelização de clientes: esses seriam alguns dos sintomas de que algo na sua empresa não vai bem. Mas como tratar cada um desses sintomas?

 

 

alerta

 

 

Primeiramente, após a tomada de consciência de que há um problema a ser resolvido, é a análise dos fatores que levaram a sua empresa à essa situação.

Volte ao seu planejamento estratégico e verifique: quais foram as estratégias que o seu negócio empregou até aqui?

 

 

voltar

 

 

Rastreie a real eficiência das estratégias empregadas: qual o retorno obtido em cima dos investimentos realizados? Houve aumento nas vendas? Na produtividade? No fluxo de clientes?

Então, se a sua resposta for negativa, então é hora de repensar os seus investimentos e de definir novas estratégias para o seu negócio.

 

 

novas estratégias

 

 

 

Investindo em novas estratégias para o seu negócio

Se as velhas estratégias não estão mais dando conta de impulsionar suas vendas, é hora de investir em novos caminhos, listamos para você os quatro sinais que indicam que já passou do tempo de rever o seu planejamento, certo?

 

velhas estratégias

 

 


 

 

 

Entre diversos sinais de que chegou a hora de investir em outras estratégias para o seu negócio, destacamos 4 pontos que servirão como dicas para melhorar a sua Gestão:

 

 

 


 

 

 

1 – MARKETING

E, ao optar por uma estratégia de marketing para o seu negócio, é preciso estabelecer desde o início as formas pelas quais você controlará o retorno dessa ação.

Dedique uma atenção especial para a oscilação de venda dos produtos evidenciados pelas suas ações de marketing no período de vigência dessa ação.

 

 

gráficos

 

 

Esse controle pode ser facilitado pelo uso de um software de gestão integrada do tipo ERP, ou pode ser ainda realizado manualmente, através de planilhas atualizadas diariamente.

Da mesma forma, ao investir no marketing digital ou de atração, esteja atento tanto à flutuação de acessos à landing page da sua empresa, quanto ao fluxo de pessoas na sua loja física. Esses são sinais claros que indicarão o sucesso ou fracasso das estratégias adotadas.

 

 

Ao constatar que uma ação de marketing não foi bem sucedida, considere os seguintes pontos:

 

  • Perfil do seu público alvo;
  • Adequação do veículo ou mídia da campanha ao seu público-alvo;
  • Adequação da linguagem utilizada ao seu público-alvo;
  • Relevância da oferta ou produto no comparativo com a concorrência.

 

 

Então, ao analisar a estratégia empregada a partir da perspectiva destes 4 pontos, você certamente será capaz de identificar onde o seu marketing foi falho e de traçar uma estratégia que melhor se adeque à realidade da sua empresa.

E, na dúvida, busque uma consultoria especializada. Ela vai poupar tempo, esforços e recursos à sua empresa, na hora de readequar o seu marketing ao momento do mercado.

 

 

consultoria

 

 

 

 

2 – CONTROLE DE ESTOQUES

Vamos supor que suas ações de marketing foram todas bem sucedidas: houve um impacto real na sua empresa e na busca de novos clientes pela sua loja física? A sua loja está preparada para todo esse fluxo de potenciais clientes?

 

Logo, um dos maiores sinais de problemas no controle de estoques está também associado à falha na comunicação interna da sua empresa: trata-se daquela situação comprometedora em que cliente entra na sua loja ou no seu site já convencido a realizar a compra e, na reta final, descobre que não há mais o produto buscado em estoque.

E, esse tipo de situação pode manchar a imagem da sua empresa e azedar o seu relacionamento com clientes de longa data.

 

 

azedar

 

 

Para evitar isso, investir em ferramentas de gestão integrada é uma estratégia necessária.

E isso porque uma boa solução de gestão integrada vai permitir que a sua equipe acompanhe em tempo real os níveis de seus estoques, providenciando a reposição de itens junto aos fornecedores sempre que necessário.

 

Além disso, um software online de gestão, vai permitir que sua equipe de vendas e sua equipe de marketing tenham acesso às informações de estoques, evitando erros grosseiros na hora de entregar o serviço vendido.

 

 

 

 

3 – CONVERSÃO DE VENDAS

Se o seu controle de estoques está sendo feito de forma eficiente e, ainda assim, suas ações de marketing não estão alcançando resultados efetivos no aumento da conversão de vendas, é hora de rever seus procedimentos.

Ao mesmo tempo, investigue o atendimento da sua equipe de vendas: realize cotações no esquema de cliente oculto e busque identificar os fatores que podem estar impedindo a conversão de seus leads em vendas.

 

 

conversão de vendas

 

 

Então, com os resultados dessa investigação preliminar, reúna sua equipe de vendas e exponha a situação: as metas não estão sendo atingidas, e algo precisa ser feito.

Abra espaço para um feedback da equipe – muitas vezes seus vendedores terão muito a dizer sobre os erros de estratégias utilizados, visto que são eles a sua linha de frente.

 

A partir daí, ofereça um novo treinamento à sua equipe, buscando adequar o discurso de vendas praticado à realidade do mercado encontrada.

 

 

 

4 – RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Imagine agora o seguinte cenário: todo o processo do seu funil de vendas transcorre tranquilamente até a conversão da venda, mas a sua equipe não consegue reter o cliente. O que está sinalizado aí é um problema no pós-venda da sua empresa.

 

 

gargalo

 

 

Lembre-se que a venda não se encerra nela mesma: a idéia é que todo o investimento feito naquele cliente resulte em um relacionamento de longo prazo, com múltiplas vendas ao longo do tempo.

Por isso, se a sua empresa não está investindo nesse relacionamento, está perdendo dinheiro! É hora de rever a sua estratégia!

 

Busque utilizar um software CRM que permita acompanhar melhor o relacionamento do seu cliente com a marca. Invista em follow-up, mantendo contato com o cliente mesmo após a venda.

Afinal, para um relacionamento de sucesso, é importante mostrar ao cliente que a marca se importa com ele para além da venda, resumindo cultive um relacionamento.

 

 

cultive um relacionamento

 

 

Estratégias de email marketing, com foco em marketing de conteúdo, podem ser uma boa forma de desenvolver essa relação. Da mesma forma, a presença da marca na redes sociais – com publicações de relevância e constantes.

Isso, favorece o desenvolvimento de um identificação do cliente com a marca e o estabelecimento de uma relação duradoura.

 

 

 

Ei, psiu! Não vai embora ainda não! Conta para a gente aqui nos comentários: quais os sinais que você monitora na sua empresa, na hora de definir novas estratégias?

comentários

RELACIONADOS

[GUIA] Contador de Fluxo de Pessoas para o seu negócio

28 de abril de 2019

Contador de Fluxo de Pessoas para o seu negócio

  Com o Contador de Fluxo de Pessoas você vai

20 de abril de 2019

5 Dicas sobre vendas com Steve Jobs

5 Dicas sobre vendas com Steve Jobs – o homem

13 de abril de 2019

4 sinais de que chegou a hora de investir em outras estratégias para o seu negócio

Você já parou para reparar no quanto o funcionamento da